quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Àgua!


A ingestão de água está ligada a dissolver a maioria das substâncias que ingerimos ou produzimos (eliminar toxinas), transportar substancias orgânicas, (principalmente o oxigênio), regular a temperatura corporal, lubrificar as articulações, aumentar a saciedade precoce reduzindo o apetite (coadjuvante em dietas de emagrecimento, uma vez que não possui caloria nem gordura). Daí dizer, ser um erro beber água apenas quando se tem sede. Fatores como boca seca, mal estar, diminuição da produção salivar e respiração vigorosa pela boca são sinais de que o corpo evidencia que a reposição deve ser imediatação e até morte.


Embora freqüentemente não se pense na água como um nutriente, a nossa sobrevivência depende mais desse líquido do que qualquer outro substrato energético que possamos ingerir. Bastam 5 dias sem a mesma, para o organismo humano se extinguir.Enquanto seres humanos podemos viver meses sem alimento, porém apenas dias sem a ingestão de água;ou seja; beber água é obrigatório à saúde.A falta deste precioso nutriente, durante, um exercício intensivo, sono, ou calor extremo, pode causar um problema de desidratação, que pode ocorrerrepentinamente, e causar um serio perigo.Quando o organismo, atinge a desidratação, este sofre de um desequilíbriode eletrólitos, que podem provocar cãibras nos músculos. Para prevenirtal situação, o praticante devera' assegurar-se que se encontraperfeitamente hidratado, antes e durante o exercício.Nunca se deve esperar, a sede, ou vontade de beber, de fato, e' possívelque o organismo desidrate antes disso.

A mínima variância, de concentraçãode água, pode afetar o organismo. 3% de perca de água, podem dificultaruma sessão de exercício de resistência (aeróbica, corrida, etc), 5% de perca,podem reduzir a forca e resistência muscular, 10% podem provocar a morte!!

Um comentário:

Marcelo Rufino - Educação Física disse...

Muito bem elaborado esse blog. O assunto foi tratado de maneira correta, embora esteja faltando alguns dos itens que foram pedidos. Parabéns ao grupo!!!